No meu trabalho direcionado à formação da próxima geração de líderes da elite empresarial brasileira, esse é um tema constante: qual o dever das famílias empresárias brasileiras frente ao panorama tão desigual do nosso país? Sempre começo meu discurso aos clientes dizendo uma frase do filme Homem Aranha, quando o tio diz a Peter Parker que “with great power comes great responsibility” ou “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”.

Afinal, ter acesso às melhores instituições de ensino, oportunidades incontáveis de aprendizagem, acesso à cultura, acesso ao que existe de melhor no cuidado da saúde e com recursos financeiros disponíveis, posso afirmar que as atitudes direcionadas destes jovens podem – e devem – mudar a realidade do nosso país.

É uma obrigação fazê-lo?

Não.

Mas é uma oportunidade de deixar um legado para além dos negócios, devolvendo à sociedade, partilhando conhecimento, doando seu tempo e adotando uma causa que possa fazer sentido e que traga um significado para a família. Então, seria natural dizer que é uma decisão fácil, sempre positiva: escolher a causa, reunir a família, unir forças, dedicar tempo e recursos. Uma agenda positiva quase sem nenhum contraponto. No entanto, não é simples assim.

Leia mais em: https://forbes.com.br/carreira/2022/06/flavia-camanho-qual-a-responsabilidade-da-elite-empresarial-brasileira/