Uma decisão importante no processo de governança familiar é a implementação do conselho familiar. Esse costuma ser, muitas vezes, o primeiro fórum no qual muitos dos membros da família, eleitos ou nomeados, vão se reunir para representar os interesses de todos, com a importante atribuição de definir os limites claros entre os interesses familiares e os empresariais.

“O conselho familiar é, muitas vezes, o primeiro fórum no qual os membros da família vão se reunir para representar os interesses de todos.”

As principais atribuições de um conselho familiar são amplas e fortemente direcionadas ao momento de cada família. Mas existem alguns pontos fundamentais. Primeiramente, ser um guardião dos valores desse grupo de pessoas, desenvolvendo ações que irão garantir que a união seja a base e o suporte da perpetuidade dos negócios.

Outro papel essencial é propiciar um ambiente em que todos os familiares tenham a possibilidade de se manifestar e a abertura para que sejam ouvidos, em que encontrem espaços nos quais possam colaborar com seus talentos e, assim, sentir-se envolvidos e participantes, vivendo a satisfação e o orgulho em fazer parte daquele grupo.

Leia mais em: https://forbes.com.br/colunas/2021/02/flavia-camanho-para-uma-boa-governanca-familiar-o-conselho-e-essencial/