Um exemplo simples: garantir que as principais comunicações não aconteçam em duas etapas: uma ao vivo e outra no virtual. Todos têm que receber a informação ao mesmo tempo

Na minha visão, a identidade de uma empresa não é seu produto, mas sim sua cultura. Uma empresa com cultura forte é capaz de construir produtos, oferecer serviços e transformar a realidade, com soluções para aprimorar nosso ecossistema.

Porém, não basta juntar um bando de seres humanos e remunerar por uma atividade, para que as pessoas trabalhem juntas, é necessário que exista um alinhamento, um conjunto de elementos, crenças, valores e normas, que irão guiar e alinhar os comportamentos em torno do propósito, se tornando colaboradores de uma organização.

Até aqui, o diagnóstico é bastante óbvio, mas não tão simples de executar.

O desafio maior está em transmitir esse conjunto de valores e crenças para que essa “cola organizacional” seja sustentável e possa gerar frutos.

Quem irá fazer este papel? Posso garantir que a forma mais efetiva de se transmitir cultura está no comportamento consistente das lideranças. Se uma organização tem líderes que demonstram as mesmas premissas e conceitos na gestão, o famoso ditado “a palavra convence, mas o exemplo arrasta” acontece de verdade.

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