Flávia Camanho estreia coluna no Valor escrevendo sobre Gestão – em seu primeiro artigo fala da mulher no mundo dos negócios

Com muito orgulho ao escrever minha primeira coluna no Valor, aproveito a oportunidade para falar das mulheres na gestão de negócios.

Gostaria de começar essa jornada trazendo primeiro um reconhecimento de que fizemos grandes avanços em direção à liberdade de escolha e espaços ocupados no mercado de trabalho pelas mulheres. Como tenho dito com muita frequência, nunca foi tão oportuno ser mulher no mundo, temos mais referências, mais oportunidades, mais possibilidades.

Isto posto, temos que entender que não partimos da mesma largada.

Para uma mulher ter condições de ocupar posições no mercado de trabalho, ela deve ter autonomia emocional, autonomia do conhecimento para então perseguir a autonomia financeira.

Ter autonomia emocional é poder romper com ciclos de violência e estigmas para construir uma identidade livre para escolhas diante da vida. Ter segurança psicológica é estar em um ambiente de trabalho livre de assédios, livre de preconceitos estruturais que podem causar impactos invisíveis na autoconfiança e na sua autonomia de decidir.

Também neste tópico está a condição de exercer o papel profissional sabendo que seu papel de mãe será garantido, que os cuidados necessários estão sendo providos para sua família. Este, que deveria ser um ponto de partida estabelecido e garantido, ainda exige muito posicionamento afirmativo da mulher para que sua autonomia emocional seja garantida.

Leia mais: https://valor.globo.com/empresas/coluna/a-mulher-seu-universo-e-o-mundo-dos-negocios.ghtml