Embora a pandemia tenha gerado e acelerado muitas mudanças no mercado de trabalho, a volta dos profissionais aos ambientes fÃsicos de trabalho também tem gerado novas tendências. Seja porque funcionários trabalhando remotamente são menos valorizados pelos gestores ou porque muitos querem viajar enquanto continuam trabalhando, se constrói um novo dicionário corporativo para tentar expressar essas transformações.
Ao mesmo tempo, a incerteza econômica ao redor de todo o mundo tem gerado novos comportamentos nos trabalhadores que se preparam, cada vez mais, para o inesperado. Também, uma nova geração entra no mercado de trabalho com valores e propósitos diferentes das outras.
De olho nisso, reunimos algumas expressões usadas no mundo corporativo para descrever esses novos movimentos. Confira:
Viés de proximidade
Uma pesquisa norte-americana mostrou que 96% dos executivos valorizam mais o trabalho daqueles que trabalham no ambiente fÃsico de trabalho do que dos funcionários que continuam trabalhando em casa. Também, esses trabalhadores remotos tendem a ser mais excluÃdos das dinâmicas de trabalho. Sendo assim, o conceito do viés de proximidade aborda a preferência dos executivos pelas pessoas que trabalham presencialmente e que estão fisicamente mais próximas deles.
Leia mais em: https://forbes.com.br/carreira/2022/12/o-novo-dicionario-corporativo-em-2023/