A colunista Flávia Camanho escreve sobre os pontos que o gestor de uma companhia deve ter em mente quando mudanças precisam ser feitas no negócio
Um dos temas mais presentes e ao mesmo tempo mais desafiadores para os gestores das empresas é como gerenciar uma mudança.
Nós até gostamos de novidades, mas como diria Dee Hock “o problema nunca é como trazer o novo, implantar pensamentos inovadores, mas como enviar os velhos modelos mentais para fora.â€
É um fato explicado pela neurociência. Com o passar dos anos, nosso organismo vai buscando formas de gastar menos energia para nos deixar vivos. Nosso cérebro afunila nosso campo de possibilidades e começamos a fazer rotinas repetitivas, encontrando conforto no conhecido, no caminho já percorrido.
Mas estar vivo é mudar e isso vale para plantas, bichos, humanos e organizações. E são os gestores que irão fazer com que as empresas evoluam.
Quando uma empresa decide fazer uma mudança significativa, há pontos bastante importantes a serem considerados e vou explicá-los aqui.
A primeira informação que considero fundamental trazer é que quando você assume uma mudança, sua reputação é posta a prova. O que eu quero dizer com isso?
Normalmente, a pessoa que se torna o principal “sponsor†de um projeto de mudança é escolhida para esse papel por ter credibilidade relacionada ao tema e/ou à organização. Exemplo: Head de IT liderar uma mudança nos sistemas da organização.
Leia mais: https://valor.globo.com/empresas/coluna/como-administrar-mudancas-na-sua-empresa.ghtml